DESTAQUE SUPERAÇÃO 2021
APOIO: GUIA COMERCIAL MÚLTIPLO DINÂMICO
Apoio: Rádio Agulhas Negras
www.radioagulhasnegras.com
phoenix | marketing | digital
www.phoenixdinamica.com.br
Apoio: Rádio Pico do Papagaio - A Faculdade Musical do Som
www.radiopicodopapagaioweb.com
DESTAQUE SUPERAÇÃO 2021
Pouso Alto
14º Ano Consecutivo
Empresas, Profissionais Liberais, Prestadores de Serviços e Outros Profissionais
APOIO: GUIA COMERCIAL MÚLTIPLO DINÂMICO
QUEM É VISTO É LEMBRADO!
Destaque do Ano 2020
Destaque do Ano 2015 em São Sebastião do Rio Verde
PARABÉNS A TODOS!
POUSO ALTO - MG / 7º AN0 C0NSECUTIVO
POUSO ALTO - MG
Na tentativa de cruzar a Serra da Mantiqueira, os bandeirantes encontraram uma aldeia indígena e, ali, ergueram um rancho no topo de um elevado. Em 1748, o povoado local passa a ser Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Pouso Alto. E, em 1874, com mais moradias e edifícios, emancipa-se como município de Pouso Alto.
A tradição histórica é sentida hoje na arquitetura e no ar interiorano oriundo do artesanato de raiz como o de tricot, de palha e bambu, nos bordados, nas festas típicas e na cozinha mineira de um sabor tentador. Nas serras com vistas panorâmicas e banhos de cachoeira vale a pena se entregar às quedas d’água de Juca Roque e do Coura.
Para levar o prazer ainda mais para cima, destacam-se o Alto Congonhal, com sua vista deslumbrante, e o Rachado, com sua vegetação nativa ao redor de riachos de águas límpidas.
A História do município de Pouso Alto está intimamente ligada à penetração das bandeiras de sertanistas e de aventureiros que demandavam os sertões das Minas Gerais em busca de riquezas. E como quase todos os povoados mineiros Pouso Alto também se formou em torno de um cruzeiro, símbolo da fé cristã dos desbravadores daquele tempo. Diz à tradição que, em 1692, os traficantes de gentio Antônio Delgado da Veiga, seu filho João da Veiga e Manoel Garcia: paulistas de Taubaté, embrenharam-se no sertão, recebendo de um silvícola aprisionado a confidência de que abundava ouro nas socavas da grande serra, que se levanta ao Sul de Minas Gerais, formando o limite natural entre os estados do Rio e São Paulo. Seduzidos pela perspectiva de melhor negócio do que a submisSão do gentio, empreenderam aqueles homens, acompanhados de índios mansos, a arribada através das encostas e cumes da Mantiqueira, percorrendo a região onde vivia o livre indígena. Ao transporem o Vale do Paraíba, encontraram um aldeamento de índios, no qual pernoitaram, levantando depois no cimo do morro, onde pousaram, um rancho de folhas de palmeira, denominando-o Pouso Alto. E no local do antigo rancho, ergue-se hoje a igreja Matriz, em torno da qual se estende a bela e acolhedora cidade.
A capelinha primitiva foi constituída canonicamente em 1784, sendo dela encarregado o Rev. Padre Vital Gomes Freire. Elevada à freguesia coletiva em 16 de janeiro de 1752, ficou criado o curato de Nossa Senhora da Conceição dos Pousos Altos, por Ordem régia de 2 de agosto do mesmo ano. O Decreto Imperial de 14 de junho de 1832 elevou o curato de Nossa Senhora da Conceição dos Pousos Altos à categoria de freguesia, edificando-se a seguir a primeira igreja Matriz, tendo por oráculo Nossa Senhora da Conceição. Constituído o distrito de Paz em 1843, pela Lei no. 2079, de 18 de dezembro de 1874, ficou criada a vila e município de Pouso Alto, elevada a cidade por força da Lei no. 2461, de 19 de outubro de 1878.
Na nobiliarquia brasileira Pouso Alto contribui com dois Barões: Barão de Pouso Alto (Francisco Teodoro da Silva) e Barão de Monte Verde (Joaquim Pereira da Silva).
Na Guerra dos Emboabas, Amador Bueno da Veiga, que era o chefe dos paulistas fez em Pouso Alto o seu quartel-general. Daqui ele partiu para o encontro sangrento junto do rio que tomou o nome de Rio das Mortes.
O caminho que passa junto do HOTEL Serraverde, foi percorrido pela Princesa Isabel. Em 1884, quando foi inaugurada a estrada de ferro e a Estação de Pouso Alto (hoje atual cidade de São Sebastião do Rio Verde). D. Pedro II recebeu aqui uma homenagem de todos os moradores e das povoações vizinhas.
Parte da História de Pouso Alto se perdeu num incêndio que a mais de 80 anos destruiu a velha Matriz.
Em época mais recente, aqui viveu o escritor Ribeiro Couto, autor do famoso romance A Carne; depois o poeta Manuel Bandeira, vindo à procura de uma recuperação de saúde. Ribeiro Couto, diplomata, poeta e escritor, foi durante quatro anos promotor de Pouso Alto e aqui escreveu a novela A Cabocla, revivida recentemente através da televiSão.
O município, um dos maiores do Sul de Minas em extenSão territorial, tem hoje 6456 habitantes.
Sua atividades principal é a pecuária e a lavoura, seguidas de produção de laticínios, assim como produtos de alimentação e DOCES caseiros. Outras tradições seculares São: bordado, tricô, crochê, fabricação artesanal de cestos e bolsas de palha e de taquara.