Get Adobe Flash player

Contador de visitas

contador de acesso

Pesquisar

Relógio

Apoio

Facebook

Games

Facebook

Compre

 

Twitter


Facebook

Facebook

Calendario

 

Tempo

 

 

 

 

Horóscopo

https://www.astrolink.com.br/

 

 

 

 

 

Arantina

 

 

Arantina faz parte do estado de Minas Gerais.

TROFÉU DESTAQUE PHOENIX DINÂMICA PESQUISAS 

ARANTINA - MINAS GERAIS

Um pequeno povoado surgiu às margens da estação ferroviária de Arantes situada no município de Mantiqueira (hoje Bom Jardim de Minas). Assim, por alguns muitos anos, o então povoado que hoje é Arantina, pertencia a Bom Jardim de Minas, como na espécie de arraial de Bom Jardim de Minas. O povoado era conhecido como “Várzea do Paiol” porque na atual sede do município existia um paiol utilizado para guardar o milho colhido pelo fazendeiro Juca Pereira, dono de grande parte das terras do município.

O povoado se consolidou com a inauguração da Cerâmica Nossa Senhora Aparecida (atualmente desativada). Ela fabricava tijolos e telhas que eram exportados para as cidades vizinhas. Ainda são encontradas telhas produzidas pela Cerâmica nas casas mais antigas da cidade. Em dezembro de 1943 foi elevado a distrito, recebendo o nome de sua estação ferroviária de Arantes. O distrito foi emancipado em 1 de Março de 1962 com o nome de Arantina.

História da cidade de Ao redor da estação ferroviária de Arantes, instalada dentro do município de Mantiqueira (hoje Bom Jardim de Minas), surgiu um pequeno povoado. Em dezembro de 1943, o lugar foi elevado a distrito, ganhando a denominação de Arantina. Vinte anos depois, em 01 de março 1962, Arantina ascendeu à categoria de cidade.

O Município situa-se junto à zona turística do Circuito das Montanhas Mágicas da Mantiqueira, numa região de transição do planalto de Cruzília, a leste, e o maciço da Mantiqueira, a oeste. Em outubro, a cidade comemora a festa da padroeira, com missas, procissão e outros atrativos para as crianças da cidade e dos municípios vizinhos.

A produção anual de leite, na sua quase totalidade são exportados para Bom Jardim de Minas e Andrelândia. A agricultura é a de subsistência. O alto do Curralinho, com 1379 metros de altitude, é seu ponto mais elevado. Pertence a Bacia do Rio Grande, região dos Circuitos das águas, sua área é de 89,54 Km2.

Onde hoje está a sede do município existia um paiol (utilizado para guardar milho colhido) do Fazendeiro Juca Pereira, dono de grande parte das terras onde se localizam hoje as cidade de Arantina e o distrito de Rutilo. Ao redor desse paiol foi erguendo um povoado, que se fortaleceu com a chegada da ferrovia Centro Atlântica. Uma outra empresa que fez com a cidade se mantesse em rítmo de crescimento foi a Cerâmica Nossa Senhora Aparecida, hoje já desativada.

O aniversário da cidade é comemorado no dia 01 de março, data sua fundação.

Cidades limítrofes, Bom Jardim de Minas, Andrelândia e Liberdade.                                        

Gentílico - Arantinense.

 

Apoio

Banner PagSeguro

 

 

​​

Facebook

Facebook

Facebook